Recuperação de dados é uma atividade que visa a recuperação de dados eletrônicos inacessíveis por meios convencionais (software), e por meios laboratoriais especializados quando existem avarias graves no interior dos meios de armazenamento, que podem ser:
Disco Rígido (HD), Pen Drive, Micro Drive, CD, DVD, Blu-ray, Memory Cards, etc.
A recuperação de dados se baseia inicialmente em softwares que varrem um HD, por exemplo, procurando por arquivos deletados (já que ao apagar um arquivo no seu HD ele não é realmente apagado, pois o sistema apenas é informado que aquele espaço onde estava o arquivo está agora disponível).
A recuperação de dados vai além de simplesmente baixar um programa da internet.
Suas informações são importantes? Então procure um profissional qualificado e bem preparado. Existem muitas empresas que “recuperam” dados, porém poucas são profissionais.
Os danos em um HD podem ir além de dados deletados, e o problema pode ser muito mais complicado, como por exemplo:
- HDs com danos físicos, seja no disco magnético ou na placa controladora
- HDs onde foi utilizada deleção de arquivos utilizando métodos como o 5220.22-M, que é um padrão do departamento de defesa para deleção de arquivos. No método citado, o disco rígido é sobrescrito e o espaço livre onde estava o arquivo também é sobrescrito, para garantir que os dados não possam ser recuperados.
Danos Físicos
Nestes casos, empresas especializadas realizam a substituição de componentes de um HD, para tentar reativá-lo. Podem ser substituídas peças como:
- Placa de circuitos
- Motores
- Cabeça de leitura
Vale observar que não existe troca ou reposicionamento de discos para recuperação de dados. Isso é um mito.