Videos no Android Auto

Quem tem filho pequeno sabe como é útil poder colocar vídeos no carro para distrair as crianças. Recentemente, estive na concessionária para fazer o “desbloqueio” de vídeos na central multimídia do meu carro, que é baseada em Adroid Auto. Fiquei surpreso com o altíssimo valor do serviço, fora o esquema altamente não prático e baseado em gambiarras. Então abandonei essa possibilidade e fui buscar uma solução que atendesse melhor as minhas expectativas. Após alguns dias de busca, encontrei uma solução perfeitra para o meu caso!

De quebra, além dos vídeos com o carro em movimento, temos YouTube, músicas em formato MP3 e navegador web!

Antes de prosseguir, tenha em mente que vídeos com o carro em movimento são restritos pelas leis de trânsito.

Segundo a Resolução 242 do CONTRAN, todos os carros podem ter GPS Automotivo instalado no pára-brisa do carro, ou no painel dianteiro (no caso do equipamento não vir de fábrica). Mas na sequência, é vedada a instalação de DVD automotivo ou qualquer aparelho que gere imagem para entretenimento nos carros, exceto se:

  • O aparelho possuir algum tipo de mecanismo automático que o faça mudar para a função GPS quando o veículo estiver em movimento;
  • O aparelho for instalado de forma que só os passageiros do banco de trás consigam assistir.

Quem descumprir estas regras, estará infringindo o artigo 230 do Código de Trânsito e será punido de acordo com a infração. Então, fique atento à lei!

Se você respeita as leis e está disposto a tomar todos os cuidados, este post é para você.

Chega de falar. Mãos a obra!

Você irá precisar de um aplicativo chamado AAAD. O download pode ser feito diretamente na página do projeto no github. Faça o download do APK, libere a instalação de fontes desconhecidas no seu Android, e instale o mesmo.

Este AAAD limita a instalação de apenas um aplicativo para Android Auto por mês, a não ser que você compre a versão Pro. Não precisa fazer a compra. Apenas abra o mesmo, autorize tudo o que for solicitado, e a partir do AAAD, instale o Fermata Auto.

AAAD

O Fermata Auto é o aplicativo que faz a mágica acontecer. É importante que a instalação dele seja feita a partir do AAAD, para que todas as integrações necessárias sejam feitas de forma automática. Claro, você sempre pode fazer a instalação manualmente, caso seja do tipo que prefere as coisas no hard-way. Porém em caso de problemas, isso pode gerar alguma frustração.

Feita a instalação, agora copie alguns arquivos de vídeo e MP3 para seu smartphone Android, pois é a partir dele que os arquivos serão lidos. Feita a cópia, configure o Fermata Auto para encontrar estes arquivos.

Adicionar ao Fermata Auto pastas que contém arquivos de midia

Simples assim!

Agora basta conectar seu smartphone Adroid ao carro, abrir o Fermata Auto a partir da central multimídia Andoid Auto, e curtir o espetáculo.

Fermata Auto

Videos rodando a todo vapor:

Videos no Android Auto

E olha o YouTube:

YouTube no Android Auto

Update

As versões mais recentes do Android Auto são incompatíveis com apps de terceiros. Para que estes funcionem, será necessário fazer rollback do Android Auto para a versão 6.3 ou inferior.

O processo é o que segue:

  • Vá para as configuracões do Android
  • Abra “Configurações dos Aplicativos”
  • Encontre o aplicativo Android Auto e desinstale as atualizações (ou desinstale-o)
  • Faça o download manual da versão 6.3 (cuidado para pegar o APK da mesma versão do CPU do seu smartphone. Exemplo: armeabi-v7a). Se não sabe qual o CPU do seu smartphone, use este aplicativo para descobrir.
  • Instale o APK que foi baixado
  • Vá para a Play Store, encontre o Android Auto na lista dos seus apps, e no menu superior direito, selecione “Desativar atualizações automáticas”.

Divirta-se!

É isso aí, pessoal. Espero que tenham gostado desta dica.

Um abraço!

Comments are closed.